quinta-feira, 25 de março de 2010

Conflitos territoriais

O objetivo principal da Geografia é oferecer subsídios ao desenvolvimento da cidadania, fazendo com que o aluno compreenda criticamente o mundo em que vive desde a escala local até a global ou planetária.

Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço.

O primeiro desses conceitos-chave é o de paisagem, entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança. A paisagem tem um caráter social, pois ela é formada de movimentos impostos pelo homem através do seu trabalho, cultura, emoção. A paisagem é percebida pelos sentidos e nos chega de maneira informal ou formal, ou seja, pelo senso comum ou de modo seletivo e organizado.

O conceito de lugar guarda uma dimensão prático-sensível que a análise vai aos poucos revelando. Lugar é a porção do espaço apropriável para a vida, que é vivido, reconhecido e cria identidade.

Os conceitos de território e territorialidade enquanto espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, ou seja, quem domina ou influencia e como domina e influencia uma área. Implica avançar da noção simplista de caracterização natural ou econômica por contigüidade para a noção de divisão social. Todo território, seja ele um quarteirão na cidade de Nova York, seja uma aldeia indígena na Amazônia, é definido e delimitado segundo as relações de poder, domínio e apropriação que nele se instalam. Desta maneira, a territorialidade é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos, interferindo na gestão do espaço geográfico;


1. De acordo com o texto acima, destaque os principais conceitos da geografia: paisagem, lugar e território.

2. Pesquise por que acontecem conflitos territoriais? Cite as principais causas.

De acordo com os links abaixo, responda as perguntas:
http://veja.abril.com.br/031001/p_054.html
3. Como são vistos os americanos por parte do mundo?

4. Por que parte dos árabes e islâmicos construíram uma aversão aos americanos?


http://veja.abril.com.br/190901/p_080.html
5. Diferencie Islamismo do fundamentalismo Islã.

6. Pesquise outro conflito territorial que aconteça no mundo, suas causas e conseqüências.

Um comentário: